Permissões, compensação e alocação de strokes de HCP

INTRODUÇÃO
A USGA determina que cada formato de competição tenha uma administração específica de Handicap, visando maior equilíbrio entre os competidores/oponentes.

Competições em tees diferentes ou onde homens e mulheres competem no mesmo tee, implicam numa compensação de Handicap para a parte que joga no tee de maior Course Rating. Assim, esta apostila tem 3 objetivos:

    1. Repassar os formatos de torneio mais comuns e conhecer como cada um deve administrar os Handicaps
    2. Conhecer a compensação de Handicaps
    3. Reforçar a alocação de strokes de Course Handicap, para jogadores e equipes, nos diferentes formatos de torneios

      Vamos adotar as seguintes abreviações para facilitar a explicação:
      1. USGA Course Rating para homens: UCRh
      2. USGA Course Rating para mulheres: UCRm
      3. Course Handicap: CHCP

RATINGS MASCULINOS E FEMININOS PARA CADA TEE
Cada tee (circuito) de um campo deve ter ratings para homens e para mulheres, não importando se são vermelhos, brancos, azuis, etc.

Ex.: O tee vermelho deve ter Course Rating + Slope para Homens e Course Rating + Slope para mulheres. O tee azul, Course Rating + Slope para Homens e Course Rating + Slope para mulheres, e assim por diante. Os tees mais afastados não costumam ter ratings para mulheres, por motivos óbvios.

COMPENSAÇÃO DE STROKES
A regra geral é:

O jogador ou jogadora que jogar do tee com maior USGA Course Rating tem direito a uma compensação de strokes igual à diferença entre o Course Rating do seu tee e o do seu competidor, arredondando-se o resultado ao próximo inteiro. Ex. 2,4 = 2 ;   1,5 = 2  .
Essa diferença deve ser adicionada ao Course Handicap obtido na Tabela de Conversão do Tee em que vai jogar.

NOTA 1: A compensação de Course Handicap pela diferença do Course Rating não é válida para jogadores que não estejam competindo entre si (categorias diferentes, por exemplo).

NOTA 2: Ao invés de se somar a diferença no Course Handicap do Tee de maior UCR, pode-se subtraí-la do Course Handicap do Tee de menor UCR.

NOTA 3: Exclusiva para o processamento de dados da CBG:
Essas compensações de CHCP se prestam apenas à apuração do torneio. Pare efeito de Handicap e do uso da Tabela ESC (futuro assunto do "Tee do 1"), considerar o CHCP puro de cada jogador, obtido na Tabela de Conversão.

Vejamos a seguir como as compensações são feitas:

CASO 1: Homens competindo entre si de tees diferentes ou  mulheres competindo entre si de tees diferentes.
O jogador(a) que escolher o tee de maior Course Rating terá strokes adicionais no seu CHCP. Tais strokes adicionais são calculados como:

Compensação  = UCR maior – UCR menor. Ex.:
 
Jogador A:Tee Preto, com CHCP=14 obtido na tabela do Tee Preto, UCRh = 72,8.
Jogador B:Tee Azul, com CHCP=19, obtido na tabela do Tee Azul UCRh = 70,4.
Diferença dos 2 UCR's = 72,8 – 70,4 = 2,4. Arredondando-se, 2.

Conclusão: Jogador A terá 2 strokes a mais jogando no Tee Preto e jogará com 16  (14+2).

Alternativamente, jogador A poderá manter seu CHCP=14 e jogador B reduzir o seu em 2 strokes. (19-2=17).

NOTA: A compensação de Course Handicap pela diferença do UCR não é válida para jogadores que não estejam competindo entre si (categorias diferentes, por exemplo).

CASO 2: Homens e mulheres competindo entre si em tees diferentes
Analogamente ao caso anterior, o jogador ou jogadora que jogar do Tee com maior Course Rating terá strokes adicionais, somados ao CHCP obtido na tabela correspondente. Ex.:

Jogador A:Tee Preto, com CHCP=14 obtido na tabela do Tee Preto, UCRh= 72,8.
Jogadora C:Tee Vermelho, com CHCP=21, obtido na tabela do Tee Vermelho, UCRm= 71,2.
Diferença dos 2 UCR's = 72,8 – 71,2 = 1,6. Arredondando-se, 2.
Conclusão: Jogador A terá 2 strokes a mais jogando no Tee Preto, e jogará com 16  (14+2).

NOTA: A compensação de Course Handicap pela diferença do USGA Course Rating não é válida para homens e mulheres que não estejam competindo entre si (categorias diferentes, por exemplo).

 

CASO 3: Homens e Mulheres competindo entre si no mesmo Tee
Ex. Ambos vão competir entre si no Tee Azul, UCRh = 70,4; UCRm = 77,5.

Jogador A: Tee Azul, com CHCP=14 obtido na tabela masculina do Tee Azul.
Jogadora C: Tee Azul, com CHCP=21, obtido na tabela feminina do Tee Azul.
Diferença dos 2 UCR's = 77,5 – 70,4 = 7,1. Arredondando-se, 7.

Conclusão: Jogadora C terá 7 strokes a mais jogando no Tee Azul, e jogará com 28  (21+7).

NOTA: A compensação de Course Handicap pela diferença do USGA Course Rating não é válida para homens e mulheres que não estejam competindo entre si (categorias diferentes, por exemplo).

PERMISSÕES: Uso parcial dos Handicaps - Porcentagens limitadas
Em certos tipos de torneios, especialmente os disputados por equipes, é conveniente limitar os handicaps a uma porcentagem do handicap teórico. Isso busca eliminar uma vantagem excessiva dos jogadores de Handicaps altos contra os de Handicaps baixos. Ex. Reduzir 20% de todos, reduzirá 5 strokes de quem tem C.HCP=25, mas reduzirá apenas 2 de quem tem C.HCP=10.

Tais porcentagens variam dependendo do formato da competição. Por isso, nos ítens seguintes, vamos incluir as PERMISSÕES, COMPENSAÇÕES e ALOCAÇÕES de strokes de Handicap nos formatos de torneio mais comuns no Brasil.

ADMINISTRAÇÃO DOS STROKES DE COURSE HANDICAP:
Um torneio bem organizado deve considerar as PERMISSÕES de C.HCP, suas COMPENSAÇÕES (competições em tees diferentes ou Homens e Mulheres competindo no mesmo tee) e finalmente as ALOCAÇÕES dos strokes.

Para se evitar distorções, a ordem desses cálculos é importantíssima:

    1. Identificar o Course Handicap na Tabela do tee em que vai jogar.
    2. Calcular as PERMISSÕES de Handicap (80%, 70%, 90%, etc.)
    3. Aplicar as COMPENSAÇÕES (tees diferentes e Homem vs Mulher)
    4. E por último, aplicar as ALOCAÇÕES dos strokes: onde receber os strokes.

      NOTA 1: Em muitos campos as tabelas de Handicap Stroke são diferentes para homens e mulheres.
      NOTA 2: A comissão do torneio poderá definir suas próprias tabelas de Handicap Stroke, diferentes daquela contida no cartão do clube.

Nos ítens seguintes, estudaremos os diversos formatos de torneio, quais as permissões sugeridas para cada um, como são feitas as compensações estudadas nos ítens 3 a 6 e reforçaremos a alocação os strokes resultantes.

NÚMEROS POSITIVOS E NEGATIVOS.
No Golfe, um Handicap normal aparece sem sinal, mas deve ser subtraído do GROSS. Um Handicap positivo (+C.HCP) deve ser somado ao GROSS.

Portanto, para efeito das contas que são sugeridas nos ítens seguintes, é natural  supor que os Handicaps normais de fato são negativos.

Da linguagem do Golfe, dizemos que um Handicap normal de 15 (de fato, -15) é "maior" do que um de 8 (de fato, -8). E que um Handicap positivo de +3 é "menor" do que o Handicap positivo +1, ou mesmo "menor" que um Handicap normal de 5 (de fato, -5).

As aspas servem para justificar o deslize matemático cometido acima, visando respeitar a linguagem usual do Golfe.

MODALIDADE STROKE PLAY e MODALIDADE MATCH PLAY

No Stroke Play jogadores ou times competem com outros jogadores ou outros times, ganhando aquele que fizer a volta estipulada (em geral 18 buracos) com o menor score NET total. (GROSS - C.HCP).

No Match Play 2 jogadores ou 2 times competem um contra o outro, buraco a buraco. Os Handicaps devem ser aplicados em cada buraco e o lado que fizer o menor NET ganha o buraco. O lado que ganhar o maior número de buracos, ganha o jogo.

Existem diversos formatos de competição, envolvendo essas 2 modalidades básicas. Nos ítens seguintes, vamos analisar apenas os formatos mais comuns no Brasil, a saber:

  1. Na modalidade Stroke Play
    1. Stroke Play individual
    2. Best Ball of Four Stroke Play – times de 4 jogadores
    3. Four Balls Stroke Play – 2 duplas em cada buraco
    4. Foursomes Stroke Play – idem, mas com tacadas alternadas
    5. Stableford – disputa buraco a buraco por pontos.
    6. Scramble, Texas e Ambrose Scramble

  2. Na modalidade Match Play
    1. Match Play individual
    2. Four Balls Match Play
    3. Foursomes Match Play

Modalidade Stroke Play

Nos diversos formatos da modalidade Stroke Play, os Handicaps podem ser usados no GROSS de cada buraco ou no GROSS total, dependendo do formato.

Quando usados em buracos, Handicaps normais são subtraídos do GROSS nos buracos mais difíceis do campo e Handicaps positivos são somados ao GROSS nos buracos mais fáceis do campo


Modalidade Match Play

Nos diversos formatos da modalidade Match Play, os Handicaps somente podem ser usados em cada buraco.

Um dos oponentes (jogador ou equipe) joga com zero (scratch) e o outro joga com diferenças específicas, dependendo do formato. Em função disso, Handicaps positivos nunca são aplicados, pois o menor deles sempre será nivelado a zero com o correspondente deslocamento dos demais

MODALIDADE STROKE PLAY – Permissões, Compensações e Alocação

  1. STROKE PLAY Individual

    Definição:
    Cada jogador joga sua própria bola com seu próprio C.HCP e todos os jogadores competem entre si, individualmente, jogando toda a volta estipulada (normalmente 18 buracos). Ganha quem fizer o melhor NET total.

    1. PERMISSÕES
      1. 18 buracos: 100% do C.HCP obtido nas Tabelas de Conversão
      2. 27 buracos: usar 150% do C.HCP (1,5 x C.HCP)
      3. Ex. C.HCP=9. Joga-se com 9+50% = 9+4,5 = 13,5, arred.14.
      4. 36 buracos: usar 200% do C.HCP (2 x C.HCP)
      5. 45 buracos: usar 250% do C.HCP (2,5 x C.HCP)
      6. 54 buracos: usar 300% do C.HCP (3 x C.HCP)

    2. COMPENSAÇÃO
      Se houver jogadores competindo em tees diferentes ou Homens e Mulheres competindo no mesmo tee, aplicar as compensações previstas nos ítens 3 a 6.

    3. ALOCAÇÃO
      1. C.HCP normal:
        Subtrair os strokes de C.HCP do score GROSS total,  obtendo o score NET total. (NET=GROSS - C.HCP)
      2. C.HCP Positivo:
        Somar o +CHCP ao GROSS total.
        Ex. +CHCP= +2 ; Gross = 71 ; NET = 71+2 = 73

  2. BEST BALL OF FOUR Stroke Play - equipe de 4

    Definição:
    Cada integrante joga sua bola com seu próprio C.HCP até embocar. O melhor score NET individual em cada buraco será o score NET da equipe naquele buraco. Não há C.HCP da equipe.

    1. PERMISSÕES
      80% para Homens e 90% para mulheres.

    2. COMPENSAÇÃO
      Jogadores(as)/equipes em tees diferentes e/ou equipes mistas ou equipes femininas competindo com masculinas no mesmo tee: calcular compensações individuais conforme ítens 3 a 6.

    3. ALOCAÇÃO
      Apesar de ser Stroke Play (menor NET total ganha), o NET da equipe será o melhor NET individual em cada buraco. Assim:
      1. C.HCP normal:
        Os strokes de cada jogador são usados buraco a buraco, a começar pelos mais difíceis do campo (HCP Stroke 1, 2, etc.), de acordo com a tabela de HCP stroke masculina para homens e feminina para mulheres.
      2. C.HCP Positivo:
        Somar o +C.HCP nos buracos mais fáceis do campo (HCP Stroke 18, 17,etc.

    4. Exemplo completo:
      Uma equipe é formada por 4 jogadores: A(12) e B(+2) (homens jogando do tee Azul com CR=71,1), e C(18) e D(21) (mulheres jogando do Vermelho com CR=71,8). Diferença de CR's = 0,7, arred. 1 stroke a favor das Mulheres, pois jogam no maior CR.

      Permissões:
      Jogador A =12 x 80% = 9,6 arred. 10
      Jogador B =+2 x 80% = +1,6 arred. +2
      Jogadora C =18 x 90% = 16,2 arred. 16
      Jogadora D =21 x 90% = 18,9 arred. 19

      Compensações:
      Por ser equipe mista, as mulheres (neste caso) devem ganhar individualmente 1 stroke a mais, relativo à diferença dos dois Course Ratings. Assim, ficam:
      A(10), B(+2), C(17) e D(20)

      Alocação: A alocação dos strokes de C.HCP é feita em cada buraco. Assim, a equipe usará seus strokes da seguinte maneira:

      A: subtrair 1 stroke nos buracos de HCP 1 a 10 (HCP Stroke masculino)
      B: somar 1 stroke nos buracos de HCP 18 e 17(HCP Stroke masculino)
      C: subtrair 1 stroke nos buracos de HCP 1 a 16 (HCP Stroke feminino)
      D: subtrair 2 strokes no buraco de HCP Stroke 1 e 1 stroke nos buracos de HCP 2 a 18 e  (HCP Stroke feminino)

      NOTA: Se a compensação fosse a favor dos homens e houver poucas mulheres, é mais fácil  subtrair a compensação das poucas mulheres do que somar em todos os homens.O efeito será o mesmo.

  3. FOUR BALL Stroke Play

    Definição de Four Ball Stroke Play
    Jogo de 2 Duplas por buraco, competindo com todas as outras duplas do torneio. Cada jogador da dupla joga sua bola com seu C.HCP individual até embocar. Não há C.HCP da dupla. O melhor score NET individual de cada buraco será o score NET da dupla naquele buraco. Ganha o jogo a dupla que fizer o melhor score NET total da volta estipulada.

    1. PERMISSÕES
      90% para Homens e 95% para mulheres.

      NOTA: Recomenda-se às Comissões de Four Ball Stroke Play que nenhuma dupla tenha, após as permissões, uma diferença entre os C.HCP maior que 8 strokes. Se isso não puder ser evitado, essas duplas devem sofrer uma redução adicional de 10% dos seus C.HCP já arredondados. Exemplo:

      Dupla masculina A(8)B(20) teriam as seguintes permissões:
      Jogador A: 8 x 90% = 7,2 arred. 7
      Jogador B: 20 x 90%= 18
      A diferença dos C.HCP arredondados é (18-7=11), portanto, maior que 8.
      Essa dupla deve sofrer uma redução adicional de 10%, ficando com:
      Jogador A: 7 x 10% = 0,7 ; 7 - 0,7 = 6,3 arred. 6
      Jogador B: 18 x 10%= 1,8 ; 18 - 1,8 = 16,2 arred. 16

    2. COMPENSAÇÕES
      Se houver jogadores(as) competindo em tees diferentes ou mulheres competindo com homens no mesmo tee ou equipes mistas, calcular as compensações individuais descritas nos ítens 3 a 6. Exemplo:

      Suponhamos que na dupla do exemplo anterior A(8)B(20), A seja homem jogando no tee Azul (CR=72,4) e B seja uma mulher, jogando do tee vermelho com CR=71,5. A diferença de CR’s é 0,9, arred.1, a favor dos homens.

      As Permissões mudam, pois agora temos uma mulher na dupla.
      Jogador A: 8 x 90% = 7,2 arred. 7
      Jogadora B: 20 x 95% = 19

      Portanto, as permissões para esta dupla mista ficam: A(7)B(19). Como a diferença entre eles é maior que 8 (19-7=12), nova redução de 10% deve ser feita:
      Jogador A: 7 x 10% = 0,7 ; 7 - 0,7 = 6,3 arred. 6
      Jogadora B: 19 x 10%= 1,9 ; 19 - 1,9 = 17,1 arred. 17

      E finalmente, com a compensação de 1 stroke a favor dos homens, a dupla ficará: A(7)B(17).

    3. ALOCAÇÃO
      Apesar de ser Stroke Play (menor NET total ganha), o NET da equipe será o melhor NET individual em cada buraco. Assim:
      1. C.HCP normal:
        Os strokes de cada jogador são usados buraco a buraco, a começar pelos mais difíceis do campo (HCP Stroke 1, 2, etc.), de acordo com a tabela de HCP stroke masculina para homens e feminina para mulheres.
      2. C.HCP Positivo:
        Somar o +C.HCP nos buracos mais fáceis do campo (HCP Stroke 18, 17,etc.

  4. FOURSOMES Stroke Play ou Alternate Stroke Play

    Definição:
    Jogo de 2 duplas por buraco, competindo com todas as outras duplas do torneio. Uma bola por equipe e cada jogador dá tacadas alternadas até embocar. Tacadas do tee também devem ser alternadas. Uma variação de jogo permite que ambos batam do tee e selecionem o melhor drive para continuar. Vence a equipe com o melhor NET total (18 buracos). Usa-se o C.HCP da dupla e não os individuais.

    1. PERMISSÕES
      O C.HCP da dupla é 50% da soma dos C.HCP’s individuais. Para drives selecionados, usa-se 40% dos C.HCP’s.
      Ex. 1: A(8) e B(13) formam uma dupla.
      C.HCP da dupla = 50% x (8 +13)  =  50% x (21) = 10,5, arred. 11.
      C.HCP da dupla = 11.

      Ex. 2: C.HCP positivo: A(+2) e B(13) formam uma dupla.
      C.HCP da dupla = 50% x ((+2) + (-13))  =  50% x (-11) = -5,5, arred. -6.

    2. COMPENSAÇÕES
      Havendo duplas mistas ou duplas femininas competindo com masculinas, as compensações devem ser feitas da seguinte maneira (ítens 3 a 6):

      1. Duplas femininas competindo com masculinas
        Após calculado o C.HCP da dupla, acrescenta-se a diferença dos Course Ratings no C.HCP da dupla que joga no CR maior.

        Ex.: A(8) e B(13) formam uma dupla masculina, jogando do tee Azul (CR=72,2). C(14) e D(21) formam uma dupla feminina competindo com as demais, no Tee Vermelho (CR=70,4). A diferença dos CR’s = 72,2 – 70,4 = 1,8 arred. 2 strokes a favor dos homens (neste caso). Temos:

        Permissões:
        A(8) e B(13) C.HCP (AB) = 50% x (8+13) =11
        C(14) e D(21) C.HCP (CD) = 50% x (14+21)=17,5 arred. 18

        Compensações:
        Como neste caso a diferença dos CR’s é a favor dos homens, a equipe masculina AB jogará com 13 (11+2), ou AB(13) vs CD(18).

        NOTA:
        Com poucas mulheres no torneio, é mais fácil subtrair a compensação dos C.HCP das duplas femininas do que somar nas masculinas. O efeito será o mesmo.

        Duplas mistas
        O procedimento é idêntico às duplas masculinas e femininas, exceto que, após calculado o C.HCP médio da dupla, acrescenta-se somente 50% da diferença entre os CR’s. Ex.:

        Se, após as permissões, AB(11) for mista e CD(18) for mista, ambas as duplas receberão 1 stroke (50% de 1,8 = 1,4 arred. 1).

        AB jogaria com 12 (11+1) e CD jogaria com 19 (18+1).

        Se AB(11) for masculina CD(18) for mista, AB recebe o total da compensação (2 strokes) e CD recebe 50% da compensação.

        AB jogaria com 13 (11+2) e CD jogaria com 19 (18+1).

    3. ALOCAÇÕES
      1. C.HCP normal: Subtrair o C.HCP da equipe do score GROSS total para obter o NET total.

      2. C.HCP positivo: Somar o +C.HCP da equipe no score GROSS total para obter o NET total.

  5. STABLEFORD - Competição por ponos

    Definição:
    Enquadra-se na modalidade Stroke Play. Jogo onde os competidores (indivíduos) ganham pontos em cada buraco, de acordo com seu resultado NET no buraco, comparado a um score de referência (em geral, o PAR). A Tabela de pontos abaixo foi elaborada com referência=PAR:

    1. PERMISSÕES
      A USGA recomenda que os jogadores joguem com 100% do seu C.HCP obtido na Tabela de Conversão de Handicap Index. Entretanto, nota-se que muitos organizadores aplicam uma permissão de 70% ou 80% no C.HCP de todos os participantes, contrários, portanto, à orientação da USGA.
    2. COMPENSAÇÕES
      Se houver jogadores(as) competindo em tees diferentes ou homens e mulheres competindo no mesmo tee, calcular as compensações individuais  previstas nos ítens 3 a 6.
    3. ALOCAÇÃO
      1. C.HCP normais: Sendo os pontos obtidos em cada buraco, o C.HCP é distribuído nos buracos mais difíceis de acordo com a tabela de HCP Stroke masculina para homens e feminina para mulheres.
      2. C.HCP positivo: Distribuído e somado ao score dos buracos mais fáceis do campo, a começar pelo HCP Stroke 18, 17, 16, etc.

  1. SCRAMBLE – equipe 2, 3 ou 4 jogadores

    Definição:
    Todos batem a sua bola do tee. Escolhe-se a bola melhor posicionada e as demais são levantadas (não confundir com Best Ball). Todos batem a segunda tacada daquele ponto. Repete-se o procedimento até embocar. Ganha o jogo a equipe que fizer o melhor NET da volta estipulada (em geral, 18 buracos).

    Uma variação, chamada Texas Scramble, exige que, de cada jogador, sejam aproveitadas pelo menos 4 tacadas do tee. Isso impede que um grande batedor de driver use sua primeira tacada em todos os buracos.

    Handicap: Por não ser um jogo que segue os princípios do Golfe, a USGA apenas sugere o seguinte procedimento:

    C.HCP da equipe(4) = 20% do C.HCP do melhor jogador (C.HCP mais baixo) + 15% do segundo + 10% do terceiro + 5% do pior jogador (C.HCP individual mais alto). Ex.:
    A(5)B(12)C(19)D(26) formam uma equipe de Scramble.

    O C.HCP da equipe fica: 20% x 5 + 15% x 12 + 10% x 19 + 5% x 26 = 12,4 arred. 12.

    Para equipes de 2, a sugestão muda um pouco:

    C.HCP da equipe(2) = 35% do C.HCP do melhor jogador + 15% do pior jogador

    Outra solução:
    Uma variação do Scramble, chamada Ambrose Scramble, calcula o Handicap da equipe da seguinte forma (50% da média dos C.HCP individuais):

    Equipe de 4: somam-se os C.HCP dos integrantes e divide-se por 8
    Equipe de 3: somam-se os C.HCP dos integrantes e divide-se por 6
    Equipe de 2: somam-se os C.HCP dos integrantes e divide-se por 4.

    Compensação: Esse conceito fica prejudicado nessa modalidade de torneio.

    Alocação: Como normalmente a apuração é Stroke Play com NET total, o C.HCP médio da equipe deve ser subtraído do GROSS total.

MODALIDADE MATCH PLAY – Permissões, Compensações e Alocações

  1. MATCH PLAY Individual

    Definição:
    Um jogador ou um time joga contra o outro jogador ou outro time, competindo buraco a buraco. O vencedor é quem ganha o maior número de buracos.

    1. PERMISSÕES
      Cada oponente usa com 100% do seu C.HCP. Quem tiver o menor C.HCP joga com zero (scratch) e o outro joga com a diferença entre os 2 C.HCP's (“maior” – “menor”).
      Ex.: Jogador A(23) contra B(14). A jogará com 9 (23-14) e B jogará com 0.

      C.HCP Positivo: Nunca haverá C.HCP positivo na modalidade Match Play. Quando houver, o jogador com o “menor” +C.HCP jogará com zero (scratch) e os demais somarão o +C.HCP nos seus C.HCP’s individuais, ou calculam o "maior" - o "menor" que produz o mesmo efeito.

      Ex. 1 :
      Jogador A(+2) contra jogador B(5).
      A jogará com zero e B jogará com 7, ié, a diferença: (-5) - (+2) = -7

      Ex. 2 :
      Jogador C(+3) contra jogador D(+1)
      Diferença = "maior" – "menor" = (+1) – (+3) = -2
      C jogará com zero e D jogará com 2

    2. COMPENSAÇÃO
      Se houver jogadores(as) competindo em tees diferentes ou homens e mulheres competindo no mesmo tee, aplicar ítens 3 a 6. Se ocorrer da compensação ser do oponente com zero, subtrair a compensação do outro oponente. Ex. A(8) vs B(15). A joga no tee com CR maior, com diferença=2,4 arred. 2 strokes a favor de A.
      Após permissão: A(0) vs B(7).
      Compensação: 2 strokes para A: A se mantém A(0) e B(7) reduz para B(5).

    3. ALOCAÇÃO
      A alocação de strokes é feita buraco a buraco, começando-se pelos mais difíceis (HCP Stroke 1, 2,  3, etc.), de acordo com a tabela de HCP Stroke masculina para homens e feminina para mulheres.
      C.HCP positivo: como explicado acima, não há +C.HCP em Match Play.

  2. FOUR BALL Match Play

    Definição:
    Jogo de 2 duplas competindo uma contra a outra, buraco a buraco.  Cada jogador da dupla joga sua bola com seu próprio C.HCP até embocar. Não há C.HCP da dupla. O melhor score NET individual de cada buraco será o score NET da dupla naquele buraco. Ganha o buraco a dupla com melhor score NET no buraco. Ganha o jogo a dupla que vencer maior número de buracos.

    1. PERMISSÕES
      Cada jogador usa 100% do seu C.HCP. Quem tiver o C.HCP mais baixo joga com zero e os outros 3 jogam com (seus C.HCP's - C.HCP mais baixo).
      Ex.: A dupla A(5)B(11) jogarão contra a dupla C(16)D(19).
      A (o menor) jogará com zero (scratch); B jogará com 6 (11-5); C jogará com 11 (16-5) e D jogará com 14 (19-5).

      C.HCP Positivo: Nunca haverá C.HCP positivo na modalidade Match Play. Quando houver, o jogador com o “menor” +C.HCP jogará com zero (scratch) e os outros 3 jogarão com a diferença entre o seu C.HCP e o “menor” C.HCP. Ex.  :
      Dupla A(+2)B(5) contra dupla C(+3)D(+1). C tem o “menor” +C.HCP.

      C jogará com zero;
      A jogará com 1, ié, (+2) - (+3) = -1
      B jogará com 8, ié, (-5) - (+3) = -8
      D jogará com 2, ié, (+1) - (+3) = -2, ou seja, A(1)B(8) contra C(0)D(2).

    2. COMPENSAÇÕES
      Se jogadores(as) competirem de diferentes tees ou homens e mulheres competirem do mesmo tee, aplicar as compensações individuais (ítens 3 a 6).
      Se ocorrer do jogador com zero ganhar strokes de compensação, subtrair tal compensação de todos os demais. Reaplicar as permissões se necessário.

    3. ALOCAÇÃO
      Sendo Match Play, o NET individual de cada jogador deve ser obtido deduzindo seus strokes nos buracos mais difíceis do campo, de acordo com a tabela de HCP stroke masculina para homens e feminina para mulheres.

      C.HCP positivo: como explicado acima, não há +C.HCP em Match Play.

  3. FOURSOMES Match Play

    Definição:
    Jogo de 2 duplas por buraco, competindo uma contra a outra. Uma bola por equipe e cada jogador dá tacadas alternadas até embocar. Tacadas do tee também devem ser alternadas. Uma variação de jogo permite que ambos batam do tee e selecionem o melhor drive para continuar.

    1. PERMISSÕES
      C.HCP temporário da dupla = soma dos C.HCP'S individuais (100%).
      A dupla com menor soma de C.HCP's joga com zero e a outra joga com 50% da diferença entre as 2 somas. Se drivers selecionados são permitidos, usa-se 40%.
      Ex.
      Dupla A(12)B(19) – soma de C.HCP = 12 + 19 = 31
      Dupla C(20)C(28) – soma de C.HCP = 20 + 28 = 48
      Diferença das somas = 48 - 31=17; 50% x 17 = 8,5 arred. 9

      Portanto a dupla AB joga com zero (scratch) e a dupla CD joga com 9.

      C.HCP positivo: 
      OBS: Conforme item 9, um HCP normal, matematicamente tem sinal negativo (“-“).

      A(+2)B(5) contra dupla C(6)D(9)
      Dupla A(+2)B(5): soma de C.HCP = +2 + (-5) = -3
      Dupla C(6)D(9): soma de C.HCP = (-6) + (-9) = -15
      Diferença das somas = (-15) - (-3) = -12
      50% x -12 = -6.

      Portanto a dupla CD joga com zero (scratch) e a dupla CD joga com 6.

    2. COMPENSAÇÕES
      Havendo duplas competindo em tees diferentes, duplas mistas ou duplas femininas e masculinas competindo no mesmo tee, aplicar as compensações.
      NOTA: Se ocorrer da compensação pertencer à dupla jogando com zero, subtrair os strokes de compensação da outra dupla.

      1. Duplas Feminina competindo com masculina (ou duplas em tees diferentes).
        Após calculado o C.HCP da dupla, acrescenta-se a diferença dos Course Ratings no C.HCP da dupla que joga no CR maior.
        Ex.: A(8) e B(13) formam uma dupla masculina, jogando do tee Azul (CR=71,2). C(14) e D(16) formam uma dupla feminina competindo com a anterior, no Tee Vermelho (CR=73,6). A diferença dos CR’s = 73,6 – 71,2 = 2,4 arred, 2 strokes a favor das mulheres (neste caso). Temos:

        Permissões
        A(8) e B(13) C.HCP (AB) = (8+13) = 21
        C(14) e D(16) C.HCP (CD) = (14+16) = 30
        diferença das somas = 9; 50% x 9 = 4,5, arred. 5.
        AB joga com zero e CD joga com 5 antes da compensação.

        Compensações
        Como neste caso a diferença dos CR’s é a favor das mulheres, a equipe feminina CD jogará com 7 (5+2).

      2. Duplas mistas
        O procedimento é idêntico às duplas masculinas/femininas, exceto que, após calculado o C.HCP da dupla, a compensação é de apenas 50% da diferença entre os Course Rating's.
        Ex. Se AB for mista e CD for mista, ambas as duplas receberão 1 stroke (50% de 2,4=1,2 arred. 1). AB jogaria com 1 e CD jogaria com 6 (5+1). Mas como no Match Play um lado sempre joga com zero, ao invés de somar 1 a AB subtrai-se 1 de CD. Assim, AB joga zero e CD joga 5 (6-1).

        Se apenas CD fosse uma dupla mista, somente ela receberia 50% da diferença dos CR’s. AB jogaria zero e CD jogaria com 6 (5+1).

    3. ALOCAÇÕES
      Sendo uma disputa buraco a buraco, os strokes devem ser usados por cada dupla nos buracos mais difíceis do campo (HCP stroke 1, 2, 3 , etc.).

      NOTA: Em duplas mistas de Foursomes, os strokes de C.HCP após permissões e compensações, devem ser alocados de acordo com a tabela de HCP Stroke masculina somente.

      C.HCP positivo: como explicado acima, não há +C.HCP em Match Play.

CONCLUSÕES E RESUMO

    1. Nesta apostila conhecemos as compensações de C.HCP sempre que houver jogadores(as) ou equipes competindo em tees diferentes ou homens e mulheres/equipes masculinas ou femininas ou mistas competindo do mesmo tee.
    2. Conhecemos os formatos de torneio mais populares no Brasil e aprendemos sobre permissões de Handicap (porcentagens) em cada formato, compensações de Handicaps individuais e de equipes, bem como a alocação dos strokes no total ou nos buracos.
    3. Equipe mista ou equipes competindo em tees diferentes ou equipes masculinas e femininas competindo no mesmo tee devem fazer compensações de strokes.
    4. Em jogos onde 2 indivíduos ou equipes disputam um buraco (modalidade, Match Play), um lado joga com C.HCP zero e o outro com diferenças específicas.
    5. A tabela de Handicap Stroke para homens e mulheres nem sempre são as mesmas, e a alocação de strokes em buracos deve seguir a tabela correspondente.
    6. Numa equipe mista de “Best Ball of Four” ou  de “Four Ball”, não há C.HCP da equipe. Apenas os C.HCP individuais são compensados.

RESUMO

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